Sissa (Eli) Nunes

Sissa (Eli) Nunes
Olá! Sejam bem vindos! Tudo que envolva o corpo e ele bonito, saudável e em movimento é a minha paixão e tentarei expressa-la aqui de uma forma bem simples, espontânea e agradável. Dividirei com vocês experiências de amor do/com o corpo como praticante de dança. Postem comentários, leiam as postagens mais antigas... participem, compartilhem o seu amor a dança comigo. Beijokas!!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A APRESENTAÇÃO


...e tem palavras para descrever a sensação? O coração acelerado, boca seca, tremor... tudo isso momentos antes de entrar no palco. Quando chegamos lá e que as luzes acendem, e que os olhos do público fitam os nossos esperando ver o que temos pra oferecer... ai a sensação muda. Nesse momento somos garra, beleza, dedicação... em busca da perfeição para o reconhecimento do nosso trabalho duro. E por fim, a sensação maior: a felicidade ao escutar os aplausos... e a vontade de voltar pro palco!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ANTES DA APRESENTAÇÃO


...é assim. Ansiedade extrema, pensamento constante na coreografia. Se estiver em algum tempo livre como horario de almoço, dirigindo; vc está repassando a coreo mentalmente. O nervoso é tão grande que vc consegue errar os passos mentalmente tb. :-). Mas dançarina, mesmo que não seja profissional, na sua cabeça vc é. Então, o que vc quer durante a apresentação é dar o melhor de si, se superar, ser ovacionada e acima de tudo "ser profissional"... não errar... ser perfeita; não para os outros mas para si mesma.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

DANÇA AFRO BRASIL


As danças afro-brasileiras foram definidas como as danças religiosas e profanas da África trazidas pelos escrevos e aqui desenvolvidas e transformadas por forças de diferentes influências, inclusive do sincretismo religioso. Nas danças religiosas, cada orixá é convocado ou homenageado através de ritmos e movimentos próprios e característicos. As danças profanas ocorriam nos momentos de festas nas senzalas e eram, entre outras, o Zambê, o Lundu, o Jongo e o Samba.

Samba de Gafieira
Foi somente na década de 40 que o samba de gafieira se tornou conhecido. O samba originalmente era dançado em cabarés e gafieiras, daí o nome de samba de gafieira, localizados no Rio de Janeiro. Este tipo de dança incorporou alguns movimentos que são característicos do tango argentino e inclui também passos acrobáticos. A coreografia da gafieira é baseada na dança de salão, porém um pouco menos regrada, já que possui o molejo e a malandragem do samba, mas sem descartar a elegância e o respeito.

Bolero
O bolero é um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. Surgiu no Caribe, mas sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e ritmo mais lento. Atualmente ele recebeu um novo formato com mais giros e pode ser dançado também em músicas como MPB e baladas. O primeiro bolero data de 1883 em Cuba, posteriormente adotado pelos mexicanos e depois por toda a America Latina.

Capoeira
A capoeira tem música, criatividade, expressão corporal, ritmo de instrumentos musicais, das palmas e das vozes. Além e trabalhar harmoniosamente a totalidade das várias qualidades físicas de base e os componentes psicomotores como a acuidade visual e auditiva, o uso indiscriminado dos lados esquerdo e direito, a coordenação motora, etc. Quanto aos movimentos da capoeira, é notória a sua riqueza e complexidade, não por serem de difícil execução, mas por conduzirem o praticante a experiências imprevisíveis, cujos resultados do treino superam as expectativas. Ao treinar e obter resultados, o praticante entende que tudo se consegue se houver força de vontade e isso vai ajudá-lo a ser uma pessoa persistente, não só na capoeira, mas também na vida. Os movimentos soltos, circulares e sem impacto são característicos da capoeira e proporcianam o desenvolvimento de todas as partes do corpo, músculos, articulações, assim como mente e espírito.


Fonte Modificada: tamboresdosmontes.blogspot.com.br