Samba de Gafieira
Foi somente na década de 40 que o samba de gafieira se tornou conhecido. O samba originalmente era dançado em cabarés e gafieiras, daí o nome de samba de gafieira, localizados no Rio de Janeiro. Este tipo de dança incorporou alguns movimentos que são característicos do tango argentino e inclui também passos acrobáticos. A coreografia da gafieira é baseada na dança de salão, porém um pouco menos regrada, já que possui o molejo e a malandragem do samba, mas sem descartar a elegância e o respeito.
Bolero
O bolero é um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. Surgiu no Caribe, mas sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e ritmo mais lento. Atualmente ele recebeu um novo formato com mais giros e pode ser dançado também em músicas como MPB e baladas. O primeiro bolero data de 1883 em Cuba, posteriormente adotado pelos mexicanos e depois por toda a America Latina.
Capoeira
A capoeira tem música, criatividade, expressão corporal, ritmo de instrumentos musicais, das palmas e das vozes. Além e trabalhar harmoniosamente a totalidade das várias qualidades físicas de base e os componentes psicomotores como a acuidade visual e auditiva, o uso indiscriminado dos lados esquerdo e direito, a coordenação motora, etc. Quanto aos movimentos da capoeira, é notória a sua riqueza e complexidade, não por serem de difícil execução, mas por conduzirem o praticante a experiências imprevisíveis, cujos resultados do treino superam as expectativas. Ao treinar e obter resultados, o praticante entende que tudo se consegue se houver força de vontade e isso vai ajudá-lo a ser uma pessoa persistente, não só na capoeira, mas também na vida. Os movimentos soltos, circulares e sem impacto são característicos da capoeira e proporcianam o desenvolvimento de todas as partes do corpo, músculos, articulações, assim como mente e espírito.
Fonte Modificada: tamboresdosmontes.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário